domingo, 5 de abril de 2009

Origem DB

A lenda que deu origem ao Dragon Ball é chinesa. Existe várias versões da mesma história, que rolam em países diferentes. Por exemplo, na China ela se chama Hsi Yu Chi, e no Japão Sayuuki, mas ambos significam "Viagem para o oeste" em português.
Toriyama baseou-se nessa lenda para criar todo o universo de Dragon Ball. Sayuuki conta a história de um macaquinho que mora no céu e se chama Son Goku. Ele possui poderes mágicos e flutua montado numa nuvem chamada Kinto-un. Muito bagunceiro, Goku apronta mil e uma macaquices com os deuses, que para castigá-lo, o mandam para a Terra. Para que Son Goku possa retornar ao mundo celestial precisa fazer boas ações, e uma delas é ajudar o monge Genjo Sanzou em sua jornada religiosa pela iluminação espiritual. No meio do caminho ele vai fazendo aliados, como um peixe sagrado e o porco Cho Hakkai (mais valente que Oolong!). Numa luta com o deus dos mares, ele era usada para segurar os sete oceanos da Terra. Essa barra pode aumentar e diminuir de tamanho, tal qual bastão do Goku de Dragon Ball. Já as esferas do dragão são uma invenção do próprio Toriyama, e foram colocadas no desenho apenas para fazer o novo Goku cumprir uma jornada parecida atrás dos pedidos do Dragão Shen Long.
E por falar em Dragão chinês, essa é uma outra lenda. Na China, o dragão não é um monstro horrendo que faz mal às pessoas. Pelo contrário, ele traz prosperidade, o que significa ter muita felicidade e conseguir realizar todos os desejos durante a vida.

0 comentários:

Novo Comentário